Olho de Hórus nº7

No dia 23 de setembro de 2006 da E.’.V.’., 6006 da V.’.L.’. reuniram-se, às 9 horas, à Rua Augusto Daros – 64, na cidade de Gramado/RS, em sede provisória, 08 Obreiros ativos, todos MM.’.MM.’. com o firme propósito de fundarem com o título distintivo, a LOJA MAÇÔNICA SIMBÓLICA MISTA OLHO DE HORUS No 07.

O pensamento estava voltado para O Gr.’. Arq.’. do Un.’., pedindo muita força, luz, fraternidade e sabedoria entre os IIr.’. para estabelecerem e fundarem esta Aug.’. e Resp.’. Loja, sob os AAusp.’. do Gr.’. Or.’. da Franco Maçonaria Mista do Rio Grande do Sul.

Seus fundadores foram os MM.’. MM.’.:
1) Rene de Cordova Cardoso
2) Tânia Regina Azzi Pereira
3) Yolanda Azzi Baptista Pereira
4) Argus Vellausen
5) Meri Elias de Moura
6) Renato Parmegiani
7) Marli Maria Vier
8) Gerson Alfredo Fulber

Determinou-se que a diretoria ficaria nomeada e qualificada na seguinte disposição:
1) Ven.’.M.’. Ir.’. Rene
2) 1o Vig.’. Ir.’. Argus
3) 2o Vig.’. Ir.’. Tânia
4) Or.’. Ir.’. Renato
5) Secr.’. Ir.’. Meri
6) M.’. CCer.’. Ir.’. Marli
7) Guarda do Templo Ir.’. Gerson
8) Grão M.’. Honra Ir.’. Iolanda

Submeteu-se a escolha do Rito que a Loja adotaria para seus trabalhos e após manifestações
e argumentações, considerando os vários Ritos, a escolha recaiu sobre o RITO ESCOCÊS
ANTIGO E ACEITO.

Discutiu-se , o dia da semana, frequência de sessões, hora de início das reuniões, ficando deliberado que a Loja se quinzenalmente às quintas-feiras, com início às 20 horas e 30 minutos, neste endereço.

Em sessões posteriores houve a REGULARIZAÇÃO da LOJA, acertos da Ritualística, INSTALAÇÃO do Ven.’. M.’., posse dos CARGOS, entrega oficial do ESTANDARTE e da CARTA CONSTITUTIVA.

A história da LOJA MAÇÔNICA SIMBÓLICA MISTA OLHO DE HORUS No 07 começou a ser registrada e detalhada.

Muitos profanos entraram para a Ordem e por vários e diversos motivos pessoais, adormeceram, mas a Loja permaneceu com suas colunas erguidas, acolhendo e iniciando mais IIr.’..

Hoje continuamos firmes, de Pé e a Ordem, entre 16 IIr.’., enaltecendo que a persistência, a garra e a vontade de evoluir, fez com que 04 dos fundadores permanecessem até hoje presentes desde a função: Ir.’. Iolanda, Ir.’. Rene, Ir.’. Tânia e Ir.’. Argus, passando conhecimentos, instruindo, incentivando e formando cada vez, mais MAÇONS

Maçonaria é crer no Gr.’. Arq.’. do Un.’., é uma sociedade discreta, é fraternidade, é a maneira que encontra-se para dedicar e preocupar-se sempre com a família, pois esta é a célula da humanidade, é a essência da sociedade.

Maçonaria é estudo, filosofia, é lapidar o Templo interior diariamente para uma melhor conduta., ensinando a portar-se como verdadeiro cidadão.

Citamos para conhecimento,alguma personalidades Maçônicas: D. Pedro I, José Bonifácio, Gonçalves Lêdo, Luis Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias), Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Prudente de Morais, Campos Salles, Rodrigues Alves, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Wenceslau Braz, Washington Luiz, Rui Barbosa e muitos outros.

Baseado na história da antiga Maçonaria e adaptada aos novos tempos, decidiu-se fundar convictamente esta Loja, livrando-se de vícios, instruindo-se cada vez mais, trocando experiências e tornando-se seres livres e de bons costumes.

Passados 10 anos, as mudanças e desafios continuam, mas o objetivo, a qualidade, o discernimento e a união caminham ao encontro da V.’.L.’.

Top